domingo, 18 de julho de 2010

FISIOTERAPIA

Centra-se na análise e avaliação do movimento e da postura, baseando-se na estrutura e função do corpo, utilizando modalidades educativas e terapêuticas específicas, com base essencialmente no movimento, nas terapias manipulativas e meios físicos e naturais, com a finalidade de promoção da saúde e prevenção da doença, da deficiência, da incapacidade e da inadaptação e de tratar, habilitar ou reabilitar, indivíduos com disfunções de natureza física, mental, de desenvolvimento ou outras, incluindo a dor, com o objetivo de ajudá-los a atingir a máxima funcionalidade e qualidade de vida (Definição de Fisioterapia retirado do decreto-lei nº 261/93 de 24 de Julho). Trabalha-se a mobilidade muscular, evitando encurtamentos, enrijecimento das articulações, escaras, infecções respiratórias, deformidades, etc.
Objetivos da fisioterapia:
a) Definir, planejar, organizar, supervisionar, prescrever e avaliar as atividades da assistência fisioterapêutica aos pacientes;
b) Avaliar o estado funcional do cliente, a partir da identidade da patologia clínica intercorrente, de exames laboratoriais e de imagens, da anamnese funcional e exame de cinesia, funcionalidade e sinergismo das estruturas anatômicas envolvidas;
c) Estabelecer rotinas para a assistência fisioterapêutica, fazendo sempre as adequações necessárias;
d) Solicitar exames complementares para acompanhamento da evolução do quadro funcional do paciente, sempre que necessário;
e) Reformular o programa terapêutico sempre que necessário;
f) Registrar no prontuário do paciente, as prescrições fisioterapêuticas, sua evolução, as intercorrências e a alta em Fisioterapia;
g) Integrar a equipe multidisciplinar de saúde, com participação plena na atenção prestada ao paciente;
h) Efetuar controle periódico da qualidade e resolutividade do seu trabalho.
As áreas de atuação mais marcantes são: neurologia adulta e infantil, geriatria, ortopedia e desportiva, fisioterapia cardiorrespiratória, dermato-funcional, ergonomia, reumatologia, disfunção da ATM, RPG e outros.
Os atendimentos de Fisioterapia são realizados na sede do CAMS, em duas salas, totalmente equipadas, uma ou duas vezes por semana, conforme a necessidade do paciente, com duração de 45 a 50 minutos.


Hidroterapia

A hidroterapia é um dos recursos terapêuticos da fisioterapia. É um meio efetivo e prático de reabilitação para as pessoas que sofrem de problemas neurológicos, reumáticos, cardiorrespiratórios, ortopédicos, pós-operatórios e outros. A água é o elemento ideal para a realização de exercícios e oferece ao paciente os estímulos para os movimentos que não são possíveis perante aos programas tradicionais de exercícios em solo.
As vantagens são: diminuição da descarga de peso; estabilização de articulações; propicia o ortostatismo e marcha; estimula o equilíbrio e a coordenação; previne contraturas musculares e deformidades; favorece o aumento das amplitudes de movimento direta e indiretamente; promove relaxamento muscular/diminuição de tônus; diminui edemas e favorece retorno venoso; auxilia a ação de músculos fracos; aumenta a força muscular; propicia melhoramento do trabalho respiratório, aumentando a expansibilidade, favorece a expiração e aumenta a capacidade vital; restabelece e estimula as reações de endireitamento; aumenta o condicionamento cardiovascular e oferece oportunidades à recreação e socialização.
Por hora não temos piscina própria, então os atendimentos são realizados em academias que gentilmente nos oferecem seu espaço.

Como ACADEMIA VIBRAÇÃO – Avenida São Carlos, 2.999 (16) 3371-9922 www.academiavibracao.com.br
e ACADEMIA FORCE – R. Floriano Peixoto, 16 (16) 3371-7966.


Dra. Patrícia Josiane Machado (Fisioterapeuta)
Dra. Josiane Tavano (Fisioterapeuta)

Nenhum comentário:

Postar um comentário